top of page

Programa digital

A gaivota, peça -filme.

Quarta montagem do Núcleo de Criação em Teatro do LÁ FORA

BA3AD9E1-F217-4107-A9AD-A801D2F63CFF.jpg
BE22751B-4B0F-4FA5-BC2F-25FD0193CFF7.jpg

A gaivota

Sinopse

A peça mostra os conflitos de um grupo de pessoas numa propriedade rural da Rússia no fim do século XIX. Durante uma tarde de verão, o jovem artista Trepliov apresenta uma peça protagonizada por Nina, atriz por quem está apaixonado. As opiniões dos convidados sobre a obra divergem e Arkádina, mãe de Trepliov e atriz renomada desencoraja o filho a seguir no teatro. Logo, Nina decide ir a Moscou atrás de fama e de um célebre romancista, Trigorin.

 

A peça, que é um marco para o teatro ocidental, fala sobre a renovação da linguagem teatral, debate sobre o novo e o velho, o moderno e o clássico na criação artística. Após dois anos em que foi escrita, ganhou uma montagem dirigida por Stanislavski.

Escrita por Anton Tckekhov (1860 - 1904) que ficou consagrado como o mais ousado, transgressor da tradição literária clássica e um importante precursor das formas e da lingagem artística contemporânea.

Nossa montagem

A GAVIOTA, PEÇA-FILME é uma versão do clássico teatral criada pela quarto Núcleo de Criação em Teatro e pelo diretor. Trabalhando sobre os conceitos de Cinema expandido e a hibridação de linguagens, a montagem busca explorar as fronteiras entre a ficção e o documental e entre o teatro e o cinema.

As câmeras representam a cosmologia do personagem Trepliov, é pela mirada do personagem que as câmeras revelam e destacam atos, edificando assim um possível pacto com a plateia.

Durante o processo de ensaios buscamos friccionar, agitar e movimentar o texto de Tchekhov afim de nos misturarmos com ele e caminhar na apropriação da obra e na revelação das humanidades das personagens e dos atores. 

Se toda grande ficção tem um tanto de documental, como diz o cineasta francês Jean-Luc Godard - nosso grupo precisou olhar para a sua própria realidade para abrir espaço e tempo para o texto de Tchekhov ressoar hoje.

Leonardo Bertholini - Diretor da montagem

Núcleo de Criação em Teatro

Experiencia com três a quatro meses de duração onde os atores estudam atuação durante a montagem de uma peça inédita. Estudo impulsionado por técnicas contemporâneas de atuação, Movimento, Estudo de texto, Montagem de cenas, Composição de personagem, Dramaturgia do Movimento e Panorama sobre a encenação contemorânea. 

ELENCO:

Amadeu Carvalho é Med

Inara Parrode é Nina

Pedro Carneiro é Trepliov

Fernanda Bontorim é Macha

Leonardo Falcão é Dorn

Roberto Borenstein é Sorin

Fernanda Valverde é Polina

Luciano Falcão é Trigorin

Gui De Rose é Chamraíev

Maria Cristina Vilaça é Arkádina

THAIS.JPEG

Thais Mussin é Nina

EQUIPE DE_ CRIAÇÃO:

IMG_5399.jpg

Direção e Concepção_

Leonardo Bertholini

Direção de _imagens

André Voulgaris

Iluminação_

Daniel Braz

_Câmera

Rai de Sol

Assistente de direção_

Julia Brick

Big Title

41ff5f50-8a0e-47a1-8e95-f772fc8a26fc (1).JPG

_Fotos

Paisagismo Cenográfico_

IMG_5438.jpg

Mayhara Ribeiro

Assessoria de imprensa e administração_ Julia Dias

Realização_ LÁ FORA CULTURA

Agradecimentos:
Casa de Aprendizagens
Casa Teatro de Utopias
Ludmilla Corrêa
Cristhian Leonel Gregoraschuck

Pré inscrições para o próximo Núcleo de Criação em Teatro, envie email para :lafora.cultura@gmail.com

bottom of page